“Resenha” didatica, professor! didatica
Bibliografia
BELLO, José Luiz de Paiva. Didática, Professor! Didática. Pedagogia Em foco, Vitória 1993.
Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco. pro.br/filos02.htm.
Sobre o autor
José Luiz de Paiva Bello nasceu no Rio de janeiro em 21 de fevereiro de 1949. Formado em pedagogia no ano de 1978, iniciou também alguns cursos de pós-graduação como Filosofia da educação, mas foi interrompido por motivos pessoais. Outra de suas formações é na área de Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais na Universidade Federal do Espírito Santo em 1995. Participou de alguns Congressos e Seminários no Brasil e no exterior, como, Venezuela, Cuba, entre outros.
Resumo
No processo ensino-aprendizagem, a pedagogia, enquanto ciência específica da educação vem perdendo sua dimensão de ciência e sua importância nos procedimentos de sala de aula. Os educadores, de uma forma geral, vêm brincando com o processo ensino-aprendizagem, usando técnicas de forma errada ou mal compreendidas. Historicamente o professor, como detentor de um inegável poder, aprendeu a responsabilizar seus alunos pelo fracasso do processo de ensino/aprendizagem. Nesta condição, quando o aluno não aprende, a culpa é sempre do aluno. Neste sentido, não é mais o professor que detém a responsabilidade profissional de fazer com que o aluno, objeto de seu trabalho, aprenda. Ao contrário, é o aluno que passa a ter a responsabilidade de aprender. O trabalho do educador consiste em transmitir conhecimentos de maneira eficaz, assim como o médico tem por tarefa resolver o problema de saúde de seu cliente.
A profissão de educador, neste sentido, perde totalmente sua seriedade e responsabilidade profissional. O professor não se apercebe da responsabilidade pelo resultado de seu trabalho, enquanto em outras profissões ela é absoluta e não se pode pensar de maneira diferente. Enfatizamos apenas que, mesmo que isto não seja percebido pela maioria dos professores,