Resenha livro didatica da matematica
“DIDÁTICA DA MATEMÁTICA:
REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS”
Taguatinga-DF, 28 de Setembro de 2012.
Jaqueline Jubé Couto
PROJETO DE PESQUISA:
Resenha Crítica “Didática da Matemática: Reflexões Psiscopedagógicas”
Sumário
Introdução
No trabalho que será exposto a seguir, será exposta a resenha crítica dos quatro capítulos iniciais da obra “Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas” conforme solicitado, dados acerca de seus autores e sua relevância nesta área e um breve resumo da obra.
Sobre os autores
* Delia Lerner Docente universitária, em nível de graduação e pós-graduação. Investigadora das áreas de Didática da Matemática e Didática da Língua. Autora de diversas publicações nas áreas de sua especialidade (a maioria das quais traduzidas al português e estão publicadas pelas editoras Artes Médicas ou Ática). Coordenadora da Equipe de Língua de la Dirección de Curriculum, Dirección de Planeamiento, Secretaría de Educación de la Ciudad de Buenos Aires. Consultora do Ministério de Educação do Brasil para a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para a avaliação do Programa do Livro Didático e para a avaliação do PROFA. Consultora do Ministério de Educação de diversos países latino-americanos — em particular no Brasil, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela- assim como na Espanha. Seu livro mais recente “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, foi publicado pela Artmed em 2002.
* Guy Brousseau
Guy Brousseau nasceu em 4 de fevereiro de 1933, em Taza, no Marrocos. Em 1953, começou a lecionar na região de Lot et Garonne. Casou-se com Nadine Labeque, que se tornou sua parceira de trabalho. Nos fins da década de 1960, antes de se formar em Matemática, lecionou na Universidade de Bordeaux. Atualmente, exerce na universidade a função de diretor do Laboratório de Didática das Ciências e das Tecnologias. Em 1991, tornou-se docente do Insituto Normal superior local. Recebeu