resenha critica do livro a didatica da matematica - reflexões psicopedagogicas
Capítulo 5 – O sistema de numeração: um problema didático. (Delia Lerner e Patrícia Sadovsky)
Delia Lerner é uma educadora argentina, investigadora em didática da leitura e escrita e em didática da matemática. É professora do departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Em língua portuguesa, tem publicado pela Artmed Editora: A matemática na escola: aqui e agora (1995); com Parra, C. et al. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas (1996); com Palacios, A. e Muñoz, M. Compreensão da leitura e expressão escrita: a experiência pedagógica (1998).
Patrícia Sadovsky é doutora em Didática da Matemática; professora da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora do Centro de Formação e Investigação no Ensino das Ciências (CEFIEC).
O capítulo cinco do livro de Parra tem como objetivo mostrar o estudo feito com cinqüenta crianças de cinco a oito anos, que permitiu analisar quais os aspectos do sistema de numeração que as crianças consideram relevantes ou de seu interesse, que idéias essas crianças têm acerca dos números, quais problemas constroem, que alternativas usam, o que elas percebem e sabem da matemática.
Para muitos a matemática é um “bicho-de-sete-cabeças”, apesar dos diversos recursos didáticos, as crianças tem extrema dificuldade no processo de aquisição do sistema numérico. Com isto, as autoras realizaram entrevistas clínicas com duplas de crianças, fazendo indagações sobre seus conhecimentos na escrita numérica, que nos permite analisar que o enfoque que tem se dado ao ensino do sistema de numeração nas salas de aula muitas vezes causa confusão para as crianças, e que existem novas modalidades de ensino que facilitam a compreensão desta notação numérica.
A partir destas entrevistas, notou-se que embora as crianças não