educação
PEDAGOGIA
FERNANDA RIBEIRO CARNEIRO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL professor em construção
Londrina
2012
FERNANDA RIBEIRO CARNEIRO
a educação professor em construção
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização.
Prof. Rosely Montagnini,Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.
Londrina
2012
INTRODUÇÃO
O ser humano em todas as fases de sua vida está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
A educação para a infância originou-se dos ideários das inúmeras lutas políticas e sociais, travadas por varias gerações em diferentes contextos e momentos históricos, com o objetivo de conceder e assegurar à criança o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Garantir o direito à infância constituiu, portanto, a primeira preocupação da educação infantil. Com o passar do tempo, o foco de atenção deslocou-se para a formação e desenvolvimento do infante.
Em 1988, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) publica o primeiro documento curricular nacional voltado à faixa etária de zero a seis anos, intitulado Referencial Curricular Nacional para a educação