CONTRIBUIÇÕES O PNLD TROUXE PARA A EDUCAÇÃO
QUE CONTRIBUIÇÕES O PNLD TROUXE PARA A EDUCAÇÃO ?
O Programa Nacional do Livro Didático embora tenha criado em 1985, suas características se alteraram a partir de 1996, trazendo uma grande contribuição a Educação, tendo como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.
Após a avaliação das obras, o ministério da Educação e cultura (MEC) publica o guia de livros didáticos com resenha das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros gratuitamente para todos os alunos de um segmento, que podem ser: anos iniciais do ensino fundamental (ciclo I) da 1ª a 4ª, fundamental (ciclo II) da 5ª a 8ª séries e ensino médio.
Á exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental 1º e 2º ano recebem obras didáticas de alfabetização linguística, alfabetização matemática e obras complementares (ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos), já 3º ao 5º ano, língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, história regional e geografia regional.
Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que estudam do 6º ao 9º ano, recebem coleções de ciências, matemática, língua portuguesa, história, geografia e língua estrangeira moderna (inglês e espanhol).
No ensi9no médio, os alunos recebem livros didáticos de língua portuguesa, matemática, geografia, história, física, química, biologia, sociologia, filosofia e de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Além de toda essa clientela estudantil, o PNLD também atende aos alunos, que