O perfil do contador
Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá
O Contador, de nossos dias já não possui o mesmo perfil que tinha no início deste século XX.
Diversos fatores influíram para que todo o panorama econômico e social se modificasse e a Contabilidade seguiu o curso das mutações.
Se já tinha sido, através de milênios, importante a função contábil, hoje ela é ainda muito mais significativa e cada vez mais a humanidade dela necessita.
Dentre as alterações profundas do panorama da vida humana e que determinaram mudanças nos procedimentos contábeis encontram-se os seguintes: 1) avanço prodigioso da informática,
2) internacionalização dos mercados e que imprimem modificações nos procedimentos de concorrência através de preços e qualidade,
3) declínio considerável da ética e da moral,
4) facilidade extrema da comunicação,
5) relevância dos aspectos sociais,
6) abusiva concentração da riqueza e aumento considerável dos índices de miséria na América Latina,
7) progressiva dilatação das áreas de mercados comuns,
8) avanço considerável das tecnologias e da ciência,
9) necessidade de preservar o planeta em suas condições ecológicas,
10) grandes esforços de harmonização de princípios e normas etc. Todas essas mudanças ambientais determinaram não só o aparecimento de novas tecnologias, mas, também, fizeram progredir a Contabilidade no sentido de que ela se tornasse mais abrangente.
O perfil do Contador, pois, cada vez mais se firma na intelectualização da função.
A sociedade humana requer o cientista do patrimônio, aquele que tem capacidade para entender os números e determinar que rumos devem ser seguidos pela empresa, pela instituição.
Informar deixou de ser aquela função tão destacada que no passado tanto dignificou nossos colegas a ponto de fazer deles confidentes dos homens de fortuna e dos Estados.
Os computadores hoje exercem a função informativa e qualquer leigo pode manusear dados; o que não pode o leigo é