RESENHA: Caderno de Formação: formação de professores didática geral.
O texto de Jaime Cordeiro tem como objetivo tratar da relação pedagógica que se desenvolve, tendo em vista uma finalidade determinada, ligada a transmissão ou aquisição de conhecimento, que envolve todo o conjunto de interações entre o professor, os alunos e o conhecimento.
O autor desenvolve a obra num primeiro momento analisando o ponto de vista dos alunos, na percepção que eles têm da escola. A seguir ele analisa o ponto de vista do professor, desenvolvendo a ideia de que o professor em seu primeiro contato com a sua profissão percebe o quanto o trabalho pedagógico é essencialmente relacional, ou, ainda; interacional. Prossegue realizando uma descrição da importância das dimensões da relação pedagógica espaciais, relatando que a relação pedagógica para se efetivar necessita de um espaço físico e social determinado, que é a sala de aula e que este espaço não foi sempre como é hoje, pois passou por diversas transformações resultantes de uma longa história que pode ser traçada, no Oriente, desde pelo menos o século XVI.
O autor dá continuidade ao texto falando das dimensões. O tempo escolar é trabalhado em primeiro lugar, o autor, argumenta que este é em grande parte, regrado e determinado fora da sala de aula, nas instâncias jurídicas, administrativas e curriculares mais amplas, que se põem fora do alcance do professor e dos alunos, e sobre os quais muitas vezes estes agentes mais diretamente envolvidos na relação pedagógica não podem interferir. A seguir fala da dimensão linguística, de acordo com o autor, a relação pedagógica nos seus múltiplos aspectos tem relação com o fato de que ela se estabelece essencialmente por meio da linguagem e que se essa dimensão não dá conta de todos os aspectos da relação pedagógica, a compreensão dos modos como a linguagem é utilizada