Resenha de peter druker
SENÁRIO DAS VARIÁVEIS MACROECOMICA E MICROECONOMICA
Trabalho apresentado por Magda Cristina Fagundes à disciplina Economia do 1° semestre do curso Controladoria Financeiras, orientado pela professora Ecleia Conforto.
Porto Alegre, RS
2013
Índice
1. Introdução 2. Panorama Macroeconômico 3.1 Economia Brasileira 3.2 Indicadores: PIB, IPCA, SELIC E SERVIÇOS. 3.3.1 Tabela 1 – Indicadores para analises e Gráfico 1 – Análise de Indicadores 3.3 Perspectivas para 2013 3. Analise do Setor 4. Construção dos Cenários 5.4 Bom 5.5 Estável 5.6 Pessimista 5. Conclusão
1. Introdução
O ambiente econômico é o grande cenário no qual a empresa se encontra e se movimenta. Porém esse ambiente também se encontra em permanente movimento dinâmico, ele não é estático e isto exige que a empresa tenha alguma percepção acerca desse ambiente e que promova a adequação de seu posicionamento segundo as mudanças do mesmo.
Num plano mais geral, estão as condições de desenvolvimento econômico e o ambiente macroeconômico, os quais são extremamente relevantes. A inovação envolve decisões de investimento, de longo prazo em meio a flutuações nos agregados de produto/renda, consumo, investimento, gastos do governo, saldo comercial, etc., que restringem as opções da empresa. Entre os grandes gargalos que afetam o setor de telecomunicações figuram, a baixa massa salarial e condições de distribuição que se repercutem sobre o valor presente das receitas das operadoras e no índice de ociosidade da capacidade instalada. Visando mostrar um período de mudanças em telecomunicações na área de telefonia a partir da fusão entre Brasil Telecom e OI Telemar em 2008 até os dias de hoje.
2. Panorama Macroeconômico
Assim, um ambiente macroeconômico que gera incertezas e restringe as opções de consumo dos agentes econômicos, tende a reprimir as decisões relativas ao desenvolvimento