Liderança publica vs
Curso: Gestão Executiva de Negócios
Disciplina: Gestão Pública
Prof (a):Jaqueline G. do Nascimento
Turma:GN02______
Data: _______ /________ /______.
Nota AD:_________
Aluno (a): ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gestão Pública X Privada Gestão e liderança na administração pública e na iniciativa privada
Rafael Encinas A comparação entre a gestão na Administração Pública e na Iniciativa Privada não é algo novo, remonta ainda ao Século XIX (LYNN JR., 2010). De um lado são realçadas suas diferenças; enquanto, de outro, busca-se a aplicação das técnicas da administração geral no setor público como forma de torná-lo mais eficiente.
Ainda no início do Século XX, as teorias da administração científica foram adotadas na gestão pública, configurando o primeiro momento do gerencialismo. Na década de 1980, com a crise fiscal que assolou os países ao redor do mundo, tem início uma nova onda, com o New Public Management (NPM) (FREDERICKSON e SMITH, 2002).
A gestão de pessoas é uma das áreas em que mais se observa o conflito entre a adoção de teorias gerais e a consideração das peculiaridades do setor público, principalmente porque é também uma das que mais têm sofrido impactos das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade ao longo das últimas décadas. A velocidade com que necessidades, preferências e interesses alteram-se no mundo contemporâneo exige uma capacidade muito maior de adaptação e resposta aos desafios de uma “sociedade em turbulência” (DRUKER, 1991).
Muita coisa mudou desde que, no início do Século XX, Max Weber, Frederick W. Taylor e Henry Fayol, principais autores da perspectiva clássica da administração, propuseram princípios como centralização, formalização,