ABORDAGEM ESTRATÉGICA
BIBLIOTECONOMIA NOTURNO / 4º período
DISCIPLINA: Planejamento em Unidades de Informação PROFESSORA: Solange Macedo ALUNO: Marcelo Antonio Da Silva
BARBALHO, Célia R. S. Planejamento estratégico: uma análise metodologia. Informação e informação, Londrina, v. 2, n. 1, jan./jun. 1997.
Os princípios da abordagem estratégica segundo Morais (1992), têm inicio na alta administração das organizações visando direcionar os objetivos organizacionais globais da mesma, usando de alternativas para seu alcance acompanhando a dinâmica de seu desenvolvimento, direcionando o processo de gestão e estabelecendo rumos dentro da organização.
Estes objetivos sempre vão estar alinhados com as políticas, metas e princípios devendo também olhar para seu ambiente de trabalho tanto o interno como externo para medir os impactos para a unidade de informação ou organização.
Segundo Oliveira (1993) o planejamento estratégico é um conjunto de providencias a serem tomadas pelo administrador para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. ASPECTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Sua metodologia se inicia na alta administração e envolve todos os setores da organização, é necessário uma completa interação das pessoas envolvidas para seu sucesso, também deve se levar em conta a cultura da organização e seus valores.
Vários autores usam de perguntas para saber afinal, o que exatamente estas organizações estão a procura, se alternativas para uma mudança imediata ou uma estratégia para ser alcançada a longo prazo.
Para Richers (1994) os principais fatores que influenciam no planejamento estratégico que aplicados às unidades de informação significam:
a) Tamanho - pequenas unidades de informação tem seu planejamento estratégico restrito, devido a falta de recursos e pessoal especializado, já nas grandes organizações o planejamento estratégico é necessário para