Coligadas e Controladas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Contabilidade Societária
SÃO PAULO-SP
2013
Andressa Pinheiro dos Santos RA A79786-6
TITULO: Investimentos em Sociedade Coligadas e Controladas
SÃO PAULO-SP
2013
Conteúdo
1 Introdução
A contabilidade surgiu a partir da necessidade de controlar e entender a natureza das movimentações financeiras, essa busca de compreensão fez com que as empresas melhorassem suas pesquisas, suas analises. Com o crescimento das organizações, surgiu também a necessidade de ter mais de uma pessoa gerindo os negócios.
Nesta pesquisa surgiu a necessidade de explorar um tema que possui significativa importância para as sociedades financeiras, o funcionamento das Sociedades Coligadas e Controladas, onde o intuito é apresentar uma das atividades da Contabilidade Societária de forma clara e compreensiva, explicar o desenvolvimento da atividade de Investimento em Controlada e Coligada em uma organização.
Apresentar a funcionalidade das atividades de empresas que possuem sistema coligada e controlada no setor empresarial, e esboçar a estrutura do sistema controlada e coligada em investimento, em partilha de lucros e controle financeiro. E identificar os recursos para a realização dos objetivos.
Os conceitos de sociedade Controlada e Coligada surgiram de acordo com a Lei nº 6.404/76, o diploma anterior a esta lei especificava apenas a matéria pertencente ao patrimônio Liquido relativo às filiais.
Entende-se por Controlada, a empresa que um investidor possui maior controle, ou seja, maior participação em ações, possui poder financeiro sobre as empresas coligadas, a Controlada e a que delegada a maioria dos administradores, tem maior influência nas outras empresas, que são coligadas à Controlada.
A atividade das Sociedades Controladas e Coligadas está relacionada a percentual de