Resenha : a vinda da nova organização
Tradução Livre: Francisco Tanajura
DRUKER, Peter F. [1988]. The Coming of the New Organization. The Harvard Business Review: on Knowledge Management. Boston, EUA: HBS Press.
Nesse artigo o autor aponta para um novo conceito em organizações, a redução nos níveis de gerenciamento, as especializações dos empregados em organizações baseadas no conhecimento. Coordenação e controle irão depender principalmente dos empregados com prontidão para a autodisciplina.
No caminho dessas mudanças estarão as tecnologias da informação. Computadores se comunicando mais rápido e melhor do que camadas de médio gerenciamento. Eles também demandarão usuários com habilidade e conhecimento para transformar seus dados em informação.
Sinal de que as novas organizações baseada no conhecimento irão requerer a vinda de outras entidades baseadas no conhecimento estão em hospitais e orquestras. Primeiro, um “score” – um conjunto de objetivos simples e claros que traduzem dentro de ações particulares. Segundo, uma estrutura em que todos que detém informação têm a responsabilidade de perguntar “Quem depende de mim para que? E de quem eu dependo?”.
A chave desse sistema é que todos perguntam: “Quem nessa organização depende de mim, para que informação? E de quem eu dependo?” Cada pessoa terá na sua lista sempre seus superiores e subordinados. Mas os nomes mais importantes desta lista serão os dos colegas, pessoas com quem ele tem um relacionamento principal. O relacionamento do interno, cirurgião e o anestesista é um exemplo, mas o exemplo de um bioquímico, farmacêutico, o diretor médico na troca de um teste clinico e um especialista em marketing numa companhia farmacêutica não e diferente. Eles, também, têm em cada parte, completa responsabilidade da informação.
Organizações baseadas em informações se posicionam diante de seus problemas gerenciais da seguinte forma: motivando e recompensando especialistas; criando uma visão de que pode