Resenha (Teoria contingencial)
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAD
RESENHA – TEORIA CONTINGENCIAL
SÃO CRISTÓVÃO – SE
2014
Resenha – Teoria Contingencial
YU, Howard. “O sucesso da Nokia na China”. 2014
TEIXEIRA, Francisco. "A novidade é a inovação". 2012.
O que é contingência? A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Ser contingente é agir de acordo com os acontecimentos, com as circunstâncias.
A Teoria Contingencial afirma que não existe um único e melhor jeito de organizar, e sim, o modo mais adequado para cada situação. Segundo esta Teoria, diferentes ambientes proporcionam novas estratégias gerando diferentes estruturas organizacionais. As estratégias e as estruturas organizacionais estão diretamente ligadas com o ambiente em que a organização está inserida. É o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.
A abordagem contingencial surgiu da necessidade de um novo paradigma administrativo que atendesse às necessidades das organizações levando em conta a modernização, a complexidade do ambiente e as novas tecnologias. Várias pesquisas foram feitas para tentar identificar qual modelo organizacional seria o mais eficaz. Entre essas pesquisas, uma de grande destaque foi a de P.R.Laurence e J.W. Lorsch sobre a defrontação entre organização e ambiente, utilizando dez empresas diferentes e concluíram que diferenciação e integração são os problemas organizacionais básicos. A primeira refere-se à divisão da organização em departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada em um ambiente também especializado. A segunda, refere-se ao processo oposto, gerado por pressões vindas do ambiente externo da organização.
Em seu artigo “O sucesso da Nokia na China”, Howard Yu, original de Hong Kong (China) e Doutor pela Harvard School of