Resenha cap 3 administração estratégica
-Recursos são: ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias. Os recursos podem ser divididos em 4 grupos: financeiros (incluem todo dinheiro e serve para criar e implementar estratégias), físicos (incluem toda tecnologia física), humanos (incluem treinamento, experiência, julgamento, inteligência, relacionamento e visão das pessoas) e organizacionais ( atributo de um grupo de pessoas)
-Capacidades são: subconjunto dos recursos de uma empresa que permite a empresa a aproveitar por completo outros recursos que ela controla
-Suposições críticas da visão baseada em recursos: existem duas suposições: as heterogeneidade e as imobilidade de recursos, o que difere é que a imobilidade de recursos é duradoura.
-> O Modelo VRIO – diz a respeito de 4 aspectos que se pode tirar sobre um recurso ou uma capacidade para determinar seu potencial. Esses 4 fatores são: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização
-Valor: vai definir se é fraqueza ou força se a resposta da frase “ Os recursos e capacidades permitem que uma empresa explore uma oportunidade externa ou neutralize uma ameaça externa?” for positiva.
-Raridade: vai definir se é fraqueza ou força se a resposta da frase “O recurso é controlado atualmente apenas por um pequeno numero de empresas concorrentes?” for positiva.
-Imitabilidade: vai definir se é fraqueza ou força se a resposta da frase “As empresas sem o recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou desenvolvê-lo?” for positiva. -Formas de Imitação: duplicação direta e substituição. -Imitações custosas: Condições históricas únicas, ambigüidade casual, complexidade social e patente.
-Organização: vai definir se é fraqueza ou força se a resposta da frase “As outras políticas e procedimentos da empresa estão organizados para dar