Administração estrategica e vantagem competitiva resenha cap 3
Resenha do Capítulo 3
São Paulo
2011
O VBR é um modelo de desempenho com foco nos recursos e capacidades controlados por uma empresa como fonte de vantagem competitiva. Recursos são definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que podem ser usados para implementar estratégias. Capacidades são definidas como ativos tangíveis e intangíveis, que permitem à empresa aproveitar por completo outros recursos que controla. Os recursos podem ser financeiros, físicos, individuais e organizacionais.
A VBR baseia-se na suposição da heterogeneidade de recursos, ou seja, empresas diferentes podem possuir conjuntos diferentes de recursos e capacidades, mesmo que estejam competindo no mesmo setor. Além disso, o modelo de baseia na imobilidade de recursos, ou seja, estas diferenças entre recursos e capacidades podem ser duradouras, já que é muito custoso para uma empresa algum recurso ou capacidade, desenvolvê-lo.
A ferramenta VRIO pode ser utilizada para analisar as forças e fraquezas de uma empresa. Esta propõe quatro questões sobre os recursos e capacidades de uma empresa: a questão do valor, a questão da raridade, a questão da imitabilidade e a questão da organização.
Os recursos e capacidades são valiosos quando a partir deles pode-se neutralizar ameaças e explorar oportunidades. Se forem valiosos, podem ser considerados uma força da empresa, caso contrário, uma fraqueza. Pode-se identificar estes recursos valiosos através da cadeia de valor de uma empresa, já que está explicita a lista de atividades que ela desempenha para desenvolver, produzir e vender seus produtos e serviços. Cada estágio da cadeia de valor pode requerer recursos e capacidades diferentes. os que são utilizados em cada estágio desta cadeia. Além disso, diferenças nas escolhas de cadeias de valor podem levar a importantes diferenças entre os recursos e capacidades controlados por empresas diferentes.
Caso estes recursos