Sistemas Integrados de Gestão Empresarial: Estudos de Casos de Implementação de Sistemas ERP
CO - AD6A - SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTAO - Noturno
Integrantes:
Resenha: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial:
Estudos de Casos de Implementação de Sistemas ERP
Cap. 4 Benefícios e Dificuldades dos Sistemas ERP; Pag.50 a 59.
O ERP designa um sistema multimodular operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas reunindo e integrando informações de áreas diversas como Logística, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, etc. Em suma: as ferramentas ERP vêm ajudando a integrar sistemas que antes funcionavam de modo isolado.
Vantagens e desvantagens A implantação de sistemas ERPs – como acontece com qualquer ferramenta – traz tanto vantagens quanto desvantagens para as organizações que optam pela sua utilização. As principais vantagens da utilização de sistemas integrados de gestão: automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais; economia de tempo; redução de custos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade da informação disponível na organização; redução nos limites de tempo de resposta ao mercado. Entre as desvantagens estão: a elevação de custos, demora na implantação, mudanças processuais, incompatibilidade com outros softwares, adaptação dos colaboradores, mudança cultural/organizacional e a dependência entre os setores (se um deles não alimenta o software, outro setor pode ser prejudicado até que haja o repasse da informação) e a impossibilidade de um sistema ERP em si transformar a empresa numa organização integrada.
A importância da TI para, Porter e Millar é expressa pela utilizaçao do conceito de cadeia de valor (value chain) e sistema de valor (value system). A cadeia de valor representa o conjunto de atividades realizadas em uma empresa, divididos em duas categorias: as atividades primárias, que colaboram para agregar valor ao produto, e as atividades secundárias, ou de apoio. As atividades primárias são divididas em atividades