Mintzberg
2004-01-29 22:09
Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador: * Decisões; * Relações humanas; * Processamento de informações.
O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.
O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.
Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informação e de decisão.
Papéis interpessoais:
Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: figura de proa, líder e ligação.
Figura de proa:
O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização. O papel de figura de proa está presente em certo numero de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou tomada de decisões.
Líder:
A liderança permeia todas as atividades do gerente. Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas.
Ligação:
O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
Papéis de Informação:
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa.
Monitor:
No papel de monitor, o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa