Henry Mintzberg
O trabalho do canadense Henry Mintzberg opõe-se a grande parte do racionalismo detalhado de outros grandes pensadores das ultimas décadas. Desde sua primeira publicação. The nature of managerial work( A natureza do trabalho gerencial),Mintzberg desafiou a ortodoxia, defende uma abordagem mais humana e intuitiva da formulação e pratica da estratégia,alem da estrutura das organizações.Nesse exemplar expôs muitos dos mitos que envolveram os gerentes seniores,os revelando como criaturas do momento, em vez de estrategista previdentes que planejam cuidadosamente seus próximos movimentos.
Mintzberg construiu uma reputação única como alguém que,mesmo afastado das principais tendência do momento,foi capaz de analisar as premissas básicas do comportamento administrativo. Seu trabalho mais recente ataca a função e o processo de planejamento estratégico. Mintzberg defende que a intuição é o ponto fraco da gerênciae que a estratégia existe para criar uniformidade e formalidade quando elas não existem.
A despeito de uma série de livros extremamente importantes e influentes e dos cargos em duas das maiores faculdades de administração do mundo(McGill no Canadá e insead na frança).
Embora seus livros sejam acadêmicos e não populistas,ele enfatiza o lado direito do cérebro,criativo e espontâneo,em vez do lado esquerdo,caracterizando pela previsibilidade e racionalidade. Trata-se de um humanista desvirtuado, que executa seu trabalho comrigor acadêmico.
Quem foi Henry Mintzberg?
Nascido em 1939, o canadense Henry Mintzberg estudou engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School Management do MIT, congratulando-se Ph.D pela própria Sloan School. Atualmente ele é professor na McGill University, em Quebec, Canadá, onde ensina desde 1968. Mintzberg é considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, desenvolvendo seu trabalho nas áreas de estratégia e gerência corporativas, e no modo como os gestores dividem seus