Metodologia Jurídica
Raramente, na história da humanidade, um processo foi tão claro em suas trilhas e marcas essenciais quanto à revolução científica. Em confronto com todas as épocas precedentes, o período de 1830 a 1914 foi marcado pelo apogeu do progresso científico. A produção do conhecimento nessa época não só foi mais densa como também devassou mais profundamente os mistérios do homem e do universo, projetando sobre a humanidade uma luz até então insuspeitada – o conhecimento.
Podemos conceituar método como um conjunto de ações – deliberadas ou não – que nos permitem atingir um determinado objetivo e alcançar determinado resultado
A delimitação do tema é a seleção daquilo que deveremos estudar efetivamente e em profundidade. A proposição dos objetivos indica o que pretendemos alcançar com a pesquisa.
A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: (i) elementos pré-textuais não paginados; (ii) elementos pré-textuais paginados, mas não numerados; (iii) elementos textuais; (iv) elementos pós-textuais.
A errata é opcional, tanto no projeto quanto no trabalho monográfico. A errata consiste em uma relação das folhas e linhas nas quais registramos os erros identificados, acompanhados das devidas correções. Apresentamos quase sempre a errata em folha avulsa, acrescida ao trabalho depois de impresso.
Conhecimento empírico – descreve o mundo, assim como tudo que o constitui, essencialmente, por meio das experiências que vivemos quanto daquelas que nos são transmitidas por outras pessoas.
Suas características - é particular, pois não objetiva generalizações; é assistemático, pois não exige