sociologia: mídia x esporte.
O esporte inicialmente era jogado pela elite, negros, mulatos e mestiços não tinha permissão para participar das atividades físicas. O palco para a pratica desses esportes era em bairros nobre e clubes onde a alta sociedade participava. Os esportes se concentravam nas capitais, são Paulo e Rio de janeiro e só depois de alguns anos foi se difundindo para outras capitas e estados. E quanto às pessoas menos favorecidas financeiramente deviam apenas trabalhar e em hipótese nenhuma participar dos jogos. Isso tudo vai ser mudado quando o esporte passa a se tornar algo competitivo, e vai se quebrando a restrição aos pobres, na verdade isso foi uma necessidade dos clubes, pois observavam que os mestiços e negros tinham melhor rendimento em campo do que os nobres, isso define o que mais tarde é chamado de “futebol arte”, pois os jogadores que participava de “peladas” em campos irregulares, desviado de carros e pedras, eram providos da ginga e da malandragem de enganar o adversário, por isso dos negros e mestiços demostrarem melhor desempenho perante os nobres.
Com o esporte se tornando algo popular, com aceitação de todos, viu-se necessário a divulgação dos esportes, para que todos pudessem conhecer e entreter-se com esse espetáculo. É nesse ponto que a mídia começa a demostra sua cara, seu alto poder de influencia e manipulação. Os esportes começam a ser transmitidos pela televisão e com eles uma propaganda manipuladora também é repassado durante as partidas de futebol, olimpíadas entre outros eventos esportivos.
Atualmente é comum observarmos espetáculos televisivos oriundos de práticas esportivas, acontecimentos que no seu inicio eram apenas para trabalhar o corpo ou melhorar a qualidade de vida começam a ganhar proporções gigantescas quando passam a ser transmitidos pelos meios de comunicação.
Carreiras