Henry Mintzberg
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ
HENRY MINTZBERG
ALEXANDRE ROSSLER
CARLA ANDRADE DE NOVAIS
GABRIELA MORENO GONÇALVES
JOSÉ HENRIQUE APÓSTOLO OLIVEIRA
LIDIANE MAYRA TAQUEHARA
WELBER DE SOUZA
JUNDIAÍ
2013
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ
HENRY MINTZBERG ALEXANDRE ROSSLER CARLA ANDRADE DE NOVAIS GABRIELA MORENO GONÇALVES JOSÉ HENRIQUE APOSTOLO OLIVEIRA LIDIANE MAYRA TAQUEHARA WELBER DE SOUZA
JUNDIAÍ 2013
Sumário
I. INTRODUÇÃO
“A Administração constitui um fenômeno curioso. Geralmente é muito bem paga, possui enorme influência e é desprovida de bom senso.”
Henry Mintzberg, nascido em 1939, é um dos mais interessantes pensadores da Administração. Evitando a sequência de seminários de seus pares, tem traçado uma trajetória intelectual única.
Entre suas últimas realizações, encontra-se um programa de Administração Global que almeja ser o MBA da próxima geração. Mintzberg é um crítico de longa data dos cursos de mestrado (apesar de lecionar na McGill, no Canadá e no Insead). “A ideia de aceitar pessoas de 25 anos – inteligentes, mas inexperientes – sem a menor prática em gerenciamento para torna-las dirigentes eficientes em dois anos de treinamento em sala de aula é risível”, ele afirma.
O Programa de Mestrado de Mintzberg abrange cinco escolas de Administração de várias partes do mundo e é estruturado em torno de cinco posicionamentos: reflexivo, analítico, voltado para o mundo, colaborativo e catalítico.