Henry mintzberg
Nascido em 1939, o canadense Mintzberg estudou Engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT e há 40 anos é professor de Gestão na McGill. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia e pelo menos desde um artigo publicado na Harvard Business Review, em 1975, é tido como uma figura polêmica.
Nessa publicação, Mintzberg examinou o que um determinado número de gestores de diferentes setores realmente faziam no dia-a-dia, e descobriu que eles não eram exatamente modelos de eficiência.
Em um estudo feito com gestores britânicos naquela época, Mintzberg concluiu que o trabalho de administração é fundamentalmente uma tarefa de processar informações. De acordo com Henry Mintzberg, para ser um bom gestor é preciso ser um bom ouvinte.
Dirigiu a sua obra para três temas principais: a elaboração de estratégias; as formas como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos mentais; e como são desenhadas as organizações para se adaptarem às suas necessidades. A frase: "A estratégia não se planeja, constrói-se", ficou célebre.
Bibliografia:
The Structuring of Organizations. Prentice-Hall, 1979
The Nature of Managerial Work. Harper and Row, 1980 (identificou as seis características do trabalho do gestor, alertando que o tempo médio que dedica a cada assunto é de apenas nove minutos.)
Structures in Fives - Designing Effective Organizations. Prentice-Hall, 1983
Power in and Around Organizations. Prentice-Hall, 1983.
Mintzberg on Management. Collier Macmillan 1989.
The Strategy Process. HBS Press, 1995.
AHLSTRAD, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: Bookman Companhia, 1999.
Criando organizações eficazes. São Paulo: Atlas, 2003.
Ascensão e queda do planejamento estratégico: Bookman Companhia, 2004
QUINN; GHOSAL. O processo da estratégia: Bookman Companhia, 2006.
MBA? Não, obrigado. ---: Bookman Companhia, 2006.
Alfred D. Chandler
Nascido em 1918, o fundador da