A historia do brinquedo
Os materiais, pesos, tamanhos e até o formato podem variar. Mas de uma coisa ninguém tem dúvida: a bola é o brinquedo que mais tem história no mundo. Os exemplares mais antigos que se tem notícia remontam há 6.500 anos e já estiveram presentes em civilizações como Gregos, Romanos e Japoneses. É interessante notar que até mesmo os objetivos variaram: além da diversão, as bolas já decidiram desavenças entre tribos rivais ou foram figuras centrais em celebrações ritualísticas.
Só para dar um exemplo, arqueólogos descobriram recentemente um campo onde os Maias jogavam bola há 3.500 anos. O jogo cumpria a função de ritual nesta civilização, representando uma alegoria sobre a criação do Sol e da Lua depois de uma partida vencida por deuses contra os senhores do mundo subterrâneo.
Esportes com bolas
No mundo dos esportes já tivemos bolas feitas de crinas de animais, fibras de bambu (Japão feudal), frutas secas, meias velhas; enfim, uma infinidade de matérias-primas. Em termos gerais a bola pode ser oca e repleta de ar, como a bola de futebol, ou sólida, como a bola de bilhar ou de golfe. Na maioria dos jogos, as jogadas acontecem em função do estado em que ela está sendo acertada, chutada ou arremessada pelos jogadores.
Além de um brinquedo divertido para todas as idades, as bolas são utilizadas em diversos esportes e práticas esportivas, como o Pilates. Especialistas indicam que a queima calórica em esportes com bola é intensa e ao mesmo tempo prazerosa por