A história da brinquedos estrela
Ao longo dos anos a Estrela construiu a força de sua marca combinando qualidade, pioneirismo e inovação na oferta de brinquedos ao mercado brasileiro. A trajetória da empresa é identificada por inúmeros marcos de sua liderança, tendo sido, inclusive, uma das primeiras companhias brasileiras a abrir seu capital em 1944, constituindo-se em sociedade anônima.
Este é um bocadinho da história da fábrica de brinquedos Estrela, uma empresa brasileira fundada no longínquo ano de 1937, mas que ainda está activa, continuando a fabricar maravilhosos brinquedos.
O resto da história pode ser lida no sítio oficial da empresa, onde este extracto foi retirado.
Hoje apeteceu-me trazer à memória os brinquedos Estrela. Muitas vezes esta marca é confundida com a Fábrica de Produtos Estrela, esta bem portuguesa, à qual é sempre feita referência à famosa rotunda da circunvalação, entre o Porto e Matosinho. Esta fábrica, a portuguesa, foi mudada para Rio Tinto e a sua atividade, desde sempre, foram os eletrodomésticos, de modo especial os fogões a gás.
Recordo sobretudo os brinquedos Estrela pela sua originalidade e qualidade e ainda porque freqüentemente eram pub licitados nas contra-capas das revistas da Disney, publicadas pela Editora Abril. Por conseguinte, estes brinquedos da Estrela eram o sonho de muitas crianças dessa época, no caso nos princípios dos anos 80, que mais não fosse, apenas a partir do papel. Creio que alguns desses brinquedos anunciados chegaram mesmo a ser vendidos cá em Portugal, até porque era recorrente nessas revistas serem feitos