mintzberg
• Seleção do produto ou serviço prestado;
• Consistência interna das organizações;
• A configuração da moda.
As organizações para atingirem os objetivos propostos e serem competitivas, adotam a estrutura tendo em conta o ramo de atuação e as características da envolvente. Este fato dá origem a que organizações que atuam no mesmo ramo adotem as estruturas de outras organizações que obtiveram sucesso nesse ramo.
Verifica-se também, que as organizações tendem adotar estruturas cujas características internas sejam consistentes e adequadas a cada situação. É divisão de trabalhos e da estandardização que se encontram associados a elevado níveis formalização. Do mesmo modo, verifica-se uma redução do desempenho devido ás inconsistências internas. Por fim, as configurações da moda querem pela sua inovação, quer pelo seu desempenho influenciam as estruturas das organizações. Sendo exemplo, por estar na moda a descentralização das organizações, haverá tendência para delegar autoridade para que estas pareçam organizações modernas. Disso exemplo, o uso da Como anteriormente referido, Mintzberg, refere que cada organização apresenta seis tipos de elementos básicos, seis forças, que se encontra em constante comunicação.
1. Vértice Estratégico – constituído pelos gestores de topo, onde se incluem os conselhos de administração, de gerência e o seu pessoal de apoio. Tendo como objetivo proporcionar a todos os colaboradores as necessidades necessárias para que a organização atinja os seus objetivos.
2. Linha