Quanto vale o show?
Orientador: Professor Dr° Wladmir Machado Teixeira
Professor: Cícero Tredezini
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso.
Artigo resenhado: Brazilian Football League Technical Efficiency: A Simar and Wilson Approach
Todos os clubes da 1ª Divisão Brasileira brasileiros tiveram déficits operacionais e dívidas enormes. Em 2007, os 20 maiores clubes recebeu 560.000.000 € (o mesmo valor que o Real Madrid mais Manchester United recebeu no mesmo ano) e tinha 900 milhões de euros em dívidas com o governo, de outros clubes, e jogadores antigos. A principal fonte de receitas para os clubes brasileiros vem da exportação de jogadores para ligas de futebol europeu e asiático. No entanto, receitas dos clubes são geralmente pequenas, e a população é pobre, então bilhetes e recibos de marketing são relativamente menores.
A realização prevista para o “Mundial de Futebol” em 2014 melhorou as expectativas de que alguns investimentos públicos em estádios irão aparecer e melhorar as condições econômicas dos principais clubes de futebol. Uma característica adicional contextual deste mercado esportivo é a renda disponível para o atendimento superficial esportes. Também pode estar relacionada com o fracasso da Timemania, uma loteria esportiva com o objetivo de ajudar os clubes de futebol a pagar suas dívidas. Na rodada 39, Timemania só conseguiu 27% do seu valor esperado. Além disso, as receitas dos clubes de futebol de TV têm sido quase uma constante nos últimos 10 anos (Relatório Casual, 2008). Timemania não é competitivo no mercado das loteria, onde os prêmios não são mais do que 30% das pessoas de melhor na loteria importante brasileira.
Neste artigo, vamos usar DEA, um método não paramétrico de programação linear que estima'''' fronteiras melhores práticas em relação à pontuação dos produtores de eficiência mensurados. O método é bem conhecido na literatura e pode