Aula pratica de topografia
Em topografia, os ângulos estão contidos em dois planos: horizontal ou azimutal e outro vertical ou zenital. Os aparelhos usados são os Teodolitos.
Através do teodolito pode-se determinar: rumos, azimutes, deflexões e declinações, ou seja, todos os ângulos necessários para os cálculos e desenhos utilizados em uma planta topográfica.
Os ângulos formados pelos alinhamentos de uma determinada área a ser trabalhada, são medidos: A partir de uma estação Com mudança do aparelho, estacionando-o em mais de uma estação.
Se as visadas forem feitas a partir de uma estação, os ângulos serão referenciados por azimutes; entretanto se houver mudança de estação, ao invés de se ajustar a zero e orientar o aparelho em cada estação, será conveniente trabalhar-se com os chamados ângulos de deflexão, os quais permitem o cálculo dos azimutes. Assim, os alinhamentos terão seus azimutes obtidos indiretamente, evitando-se o erro cometido na orientação magnética.
2 OBJETIVOS
Prática 1: Realizar a leitura do ângulo horizontal em um polígono fechado de três pontos e verificar o erro obtido.
Prática 2: Verificar o nivelamento da sala de aula.
Prática 3: Calcular a distância horizontal.
Prática 4: Nivelamento simples e composto
3 Práticas
1ª Aula Prática: Leitura do Ângulo Horizontal
Foi Frisada a importância dos cuidados com os equipamentos / acessórios.
Material utilizado: Teodolito eletrônico, tripé, lanterna, baliza, fita adesiva.
Antes da montagem do equipamento foram definidos os três pontos do polígono, marcados por meio da fita adesiva numerada.
Foi realizado o nivelamento do equipamento conforme 2ª aula prática aplicada em 05/03/13 (relatório 01), sobre os três passos para o nivelamento: Visualizar o ponto, nivelar bolha circular, nivelar bolha tubular.
Seguiu-se então para a realização da leitura dos ângulos horizontais.
Com o teodolito eletrônico desligado e nivelado no ponto 01 (definido anteriormente), foi realizada a mira no ponto 02