CADERNO DE RELATÓRIOS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNOS: DIANDRA A. EIDAM
FERNANDA P. POSSIDONIO
GABRIELA BARRETO DE LIMA
KLEBER YUJI HAMAYA LORYAN DE ALMEIDA
MICHAEL D. MARTIN WILLIAN IANZ
PROFESSOR: ESP. LEONARDO TULLIO
CADERNO DE RELATÓRIOS DE AULAS PRÁTICAS DE TOPOGRAFIA
PONTA GROSSA
1º SEMESTRE / 2014
TÍTULO: RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - 01
OBJETIVO:
Verificação e observação de erros na medição de um terreno com a utilização de equipamentos simples, sujeitos a interferências ambientais, instrumentais e pessoais.
MATERIAL:
Primeiro ponto (amarelo):
- Trena graduada- 10 metros
- Baliza
Segundo ponto (Verde):
- Trena graduada- 50 metros
- Baliza
MÉTODOS:
Inicialmente, foram apresentados aos alunos todos os instrumentos de medição topográfica disponíveis para a realização das aulas práticas. Apresentados em ordem crescente de precisão, pudemos observar a montagem e posicionamento dos respectivos instrumentos:
Nível topográfico ou nível óptico- Instrumento de medição de desníveis entre pontos. Só realiza medições do eixo horizontal. Custo: Aproximadamente 1000 reais.
Teodolito- Equipamentos que realiza medições horizontais e ângulos verticais. Pode ser ótico ou possuir marcadores digitais. Custo: Aproximadamente 5000 reais.
Os dois instrumentos são apoiados em tripés para o posicionamento adequado e estabelecimento do prumo, e utilizam de balizas para marcação do ponto a ser medido.
Estação total: Instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias que armazena os dados recolhidos recolhido na medição e executar os cálculos necessários. Custando cerca de 45000 reais, é o equipamento mais preciso da topografia. A mediação é realizada via emissão de um laser, que é refletido em um prisma.
Receptor GPS: 2 equipamentos utilizados simultânea ou separadamente, de acordo com o grau de precisão que se deseja obter. A medição é realizada