topografia pratica
O principal objetivo desta atividade é determinar as distâncias entre cada ponto pré-determinado no terreno, através de piquetes e balizas de localização e a partir das distâncias entre os pontos, aplicando o conhecimento teórico adquirido durante as aulas, determinar os ângulos e posteriormente obter as coordenadas geográficas da área estudada. O levantamento topográfico foi realizado em uma área demarcada com piquete no terreno, localizado no centro 06, entre o corredor “E” e “F”, no Campus da Unisinos. Para realização da aula prática foi necessário a utilização de 03 balizas, níveis, trena, caderno e lápis para anotação.
A prática foi realizada da seguinte forma: Na área explorada havia 04 (quatro) pontos demarcados que foram identificados como A, B, C e D, interligados em forma de quadrado, onde realizamos as medidas das distâncias de um ponto ao outro, nos dois sentidos (ida e volta) e as diagonais do perímetro, totalizando 12 medidas, de acordo com desenhos geométricos que serão detalhados no desenvolvimento dos cálculos topográficos deste mesmo relatório.
Primeiramente medimos os lados, onde dois colegas se posicionaram com a baliza e nível entre os dois pontos mantendo a baliza bem alinhada verticalmente. Um terceiro colega se posicionou com a outra baliza entre os dois pontos e alinhamos verticalmente a baliza intermediária a partir das balizas das extremidades dos pontos. Obtivemos duas medidas, sendo uma entre um ponto e a baliza intermediária e desta até o outro ponto. Como o terreno era em declive, para leitura das medidas, foi necessário utilizar algum ponto horizontal como referência, pois para obtermos distâncias mais precisas é necessário manter a trena bem esticada e mais horizontalmente possível. Em função de a trena utilizada estar dilatada, iniciamos