Resenha de antropologia
O Texto “As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo” faz um comentário sobre a antropologia nos dias atuais o quanto esta já evoluiu com o tempo e como está presente nessa evolução.
Da página 01 a 10 o autor faz uma breve introdução comentando sobre como a cultura interfere na antropologia e no profissional da área. Apresenta que A noção de cultura é o cerne da antropologia que separa o determinismo biológico “racial” das manifestações de comportamento aprendidas pelos indivíduos de uma sociedade após o nascimento. Comenta que Para o a antropologia atual, cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática; racional e estruturada, significados e sentidos “às coisas do mundo”. Observar; separar; pensar e classificar; atribuindo uma ordem totalizadora ao mundo, é fundamental para se compreender o conceito de cultura atualmente definido como “sistema simbólico”, e sua diversidade nas sociedades humanas, mesmo neste período atual de modernidade tardia. Esclarece que o foco do capítulo será os pólos teóricos do pensamento antropológico contemporâneo e relata que o objetivo é dar conta do desenvolvimento contemporâneo da antropologia.
No tópico afirma que A antropologia simbólica é relativamente recente e dos seus praticantes apesar das divergências teóricas que os separam, defendem a concepção da cultura como sistema de símbolos e de significados partilhados. Detecta-se aqui uma influência linguística, mas sobretudo a influência da hermenêutica filosófica. O autor faz uma referencia aos etnólogos em especial ao Griaule que afirma que o pensamento simbólico e as práticas a ele relacionados e que constituem com ele o patrimônio do grupo, não se caracterizam apenas por sua profunda coerência, os sistemas de correspondências