antropologia resenha
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia . Tradução Marie – Agnés Chauvel SP : Brasiliense, 2007. Paginas 37 – 92.
A melhor maneira de se conhecer uma área é sabendo da sua história através do tempo. Analisando o desenvolvimentos somos capazes de compreender melhor suas características, o ser humano passou a estudar o homem e sua sociedade anos atrás, porém, o projeto de fundar uma ciência do homem, a antropologia, é recente. Até então este pensamento era mitológico, artístico, teológico e filosófico, uma das primeiras sociedade estudadas são as chamadas "Sociedades de Dimensões Restritas", que tinham pouco contato com grupos vizinhos, tecnologia pouco desenvolvida e qualificadas de simples.
Só pode ser considerada como antropologia uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Umas das abordagens consiste em relacionar os campos de investigação separados.
A antropologia biológica consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e tempo. Analisa as particularidades morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades, como as diferenças entre um homem africano de um homem europeu.
A antropologia pré histórica é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo. Ligada a arqueologia, visa reconstruir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
Antropologia linguística se interessa pelas áreas abertas pelas técnicas modernas de comunicação, a linguagem é parte do patrimônio cultura de uma sociedade, e através dela o homem compõem a sociedade e expressam seus valores, vontades, pensamentos e preocupações.
Antropologia psicológica consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. O antropólogo é confrontado a indivíduos, razão a qual a dimensão psicológica é absolutamente indissociável.
A