Resenha Antropologia
Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso de Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda
Acadêmico: Luiz Henrique Pohlmann
Disciplina:
Antropologia Cultural
Mestre:
Josiane A. da Silva Ulrich
Resenha do texto “Você sabe com quem está falando? – Um ensaio sobre a Distinção entre Individuo e Pessoa no Brasil”. Em primeira análise, é possível identificar que o autor discute sobre nossas relações pessoais dentro do país, analisandoas e fazendo comparações, no qual a principal referência são os Estados Unidos. O autor então, utilizandose de uma pesquisa por ele realizada, através de entrevistas com diversas pessoas de diferentes classes sociais, idades e “tribos”, conclui que o brasileiro não se define como indivíduo, mas sim como pessoa, sempre vigorando a troca de interesses.
Conforme se extrai da leitura, o principal ponto que o autor analisa é sobre a forma dual que o individuo age em casa e na rua, pois há interferência entre uma e outra, assim como o Estado “invade” o campo tido como casa, a rua é invadida pelas relações pessoais, que é quando o individuo age como pessoa. E é neste ponto que a expressão “você sabe com quem esta falando?” entra em uso comumente. Pois há uma necessidade na cultura brasileira de hierarquia, ou seja, precisamos mostrar que somos superiores ao outro, tal atitude subverte a hierarquia tanto na rua quanto em casa, pois de fato a nossa sociedade constituiuse de forma hierarquizada.
Portanto, o autor nos faz ver que a igualdade no Brasil de fato não existe, pois há uma necessidade de sempre por o outro “no seu lugar”, sendo a
famosa expressão “você sabe com quem esta falando?” a exteriorização disso, e prova que de fato a pessoa acaba se sobressaindo ao individuo.
A fim de efeito comparativo, o autor estabelece as diferenças entre