Namoro Cat Lico Ii Finalidade Do Namoro Scutum Fidei
2182 palavras
9 páginas
Namoro católico (ii): finalidade do namoroThis entry was posted on junho 25, 2013 by infoscutumfidei. Bookmark the permalink.
Finalidade do namoro. O Reverendíssimo Padre Lodi diz que a finalidade do namoro é “o conhecimento da alma do outro.” Esse conhecimento da alma é conhecer as qualidades e defeitos, naturais e sobrenaturais, do outro, bem como conhecer qual é o “ideal” de vida do outro. Todavia, as condições para que um jovem e uma jovem possam construir com segurança um lar católico são quatro:
1.
2.
3.
4.
Uma grande estima mútua;
Uma profunda simpatia mútua;
Uma profunda confiança mútua;
Acordo quanto ao ideal.
A finalidade do namoro deve ser verificar a existência dessas quatro condições ou desenvolvê‑ las. O que segue é baseado na obra do Padre François Dantec, Fiançailles Chrétiennes.
1. Estima mútua. A estima é reconhecer no outro certas qualidades e certos valores reais e apreciar de modo particular essas qualidades e esses valores. Essa estima deve ser, portanto, motivada, ela deve ter um motivo real e ser séria, e não ser baseada em impressões ou sentimentos. Essa qualidade e esses valores nada mais são do que as virtudes. Eis aqui o verdadeiro título de nobreza e o tesouro mais precioso para que um lar digno seja fundado. Antes de escolher o cônjuge, é preciso prestar atenção nas suas qualidades morais, naturais e sobrenaturais. Se há um defeito grave e de difícil correção no outro, não se deve hesitar em romper o relacionamento. Se, ao contrário, constata‑se a presença das virtudes no outro, a estima pode ser dada ao outro. Essa estima é o primeiro passo para o verdadeiro amor entre os que querem se casar.
2. Simpatia. A simpatia aqui quer dizer uma certa inclinação ao outro. Em geral, ela decorre da estima de que falamos acima. Assim, também a simpatia deve ser motivada. Todavia, pode haver casos em que há