O engenheiro e a Comunica o trabalho escrito
Para ser um bom engenheiro não basta apenas saber usar corretamente os conhecimentos aprendidos num curso universitário. Não é suficiente saber utilizar eximiamente técnicas e instrumentos, saber empregar métodos de cálculo e de análise de sistemas, conhecer em profundidade os procedimentos técnicos pertinentes a profissão. Até porque alguns deles já estarão obsoletos quando chegar a hora de usá-los na pratica.
Um profissional eficiente é, antes de tudo, aquele que sabe utilizar os seus conhecimentos, a sua memória, o seu raciocínio e a sua capacidade de pesquisar. Mas também é aquele que sabe se expressar, comunicando com eficácia ideias e resultados de seu trabalho.
Mas o sucesso profissional depende tanto da qualidade do trabalho realizado quanto da habilidade de fazer com que as pessoas entendam o que foi feito. Ser compreendido é tão importante quanto der competente tecnicamente. Processo de Comunicação
O processo de comunicação pressupõe a existência de pelo menos seis elementos que devem ser tratados com clareza por quem deseja se expressar bem. São elas:
Emissor: aquele que envia a mensagem;
Mensagem: Assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizado e seus resultados;
Receptor: Aquele que capta e decodifica a mensagem;
Canal de comunicação: O meio de transmissão, a folha de papel, no caso de um relatório escrito;
Código: A linguagem, que deve ser entendida por ambos, emissor e receptor, num relatório técnico, o tipo de linguagem, código e a apresentação gráfica devem ser adequados ao público alvo o receptor.
Ruído: Interferências que dificultam a boa comunicação da mensagem.
O Desenho Na Comunicação
Um instrumento de trabalho de muita utilidade para o engenheiro é o desenho.
O desenho é uma potente forma de comunicação que o engenheiro desenvolve para realizar o seu trabalho.