Resumo Serviço Social
No caso do programa Delegacia legal, o governo certamente também está burlando as exigências aprovadas pelo Senado. Os profissionais quando são inseridos não há intermediação de sindicatos, o FGTS não é recolhido.
Essa situação de trabalho torna-se um elemento de instabilidade e insegurança, apontando a dificuldade de unificação do conjunto deles para o enfrentamento e busca de melhores condições de trabalho. O caráter temporário de trabalho também provoca a redução das possibilidades de o profissional conhecer em profundidade seu objeto de trabalho, de planejar e desenvolver ações com qualidade a médio e longo prazo.
Segundo depoimento desses profissionais onde foi desenvolvida uma pesquisa, qualificando sua prática com a preocupação investigativa, durante o período de seis meses de trabalho. Ao final, puderam ter o perfil da população bem como as demandas que trazem ao Serviço Social e os resultados obtidos banalizam as propostas de trabalho, especialmente do que diz respeito a projetos que atenda a questão do desemprego e a questão da violência de gênero.
Nesse sentido, para maior eficácia nos projetos se faz necessário um período de tempo suficiente para a atuação do Serviço Social. Porém, o tempo máximo para os profissionais permanecerem no Programa é de dois anos (sem certeza se ficarão exatamente dois anos ou se serão desligados antes desse prazo máximo). Esta inserção temporária pode causar fragilidade política e técnica do Serviço Social. Outra questão a ser destacada é a intensificação do trabalho, que se expressa no número de atendimentos e variedade das situações colocadas aos profissionais. No Programa, os profissionais trabalham em regime de plantão de oito horas, com escalas nas madrugadas e finais de semana. De segunda a sexta-feira é um grupo de profissionais e aos sábados e domingos é outro grupo.
Seguindo esse formato, quando os profissionais são chamados para algum tipo de qualificação pelo próprio Programa e em reuniões