Atividade De Filosofia
Tercio Sampaio Introdução ao Estudo do Direito.
Entender o significado do direito não é uma tarefa simples, interpretar o direito é um tarefa de difícil compreensão, sobretudo é um fatos decisivo em nossas vidas, somos ligados a ele direitamente por um elo social inabalável, todavia, trantandose de um fenômeno universal a língua é um fator decisivo para a clara compreensão do Direito. "A língua é um instrumento que designa a realidade, donde a possibilidade dos conceitos linguísticos refletirem uma presumida essência das coisas.
Nesse sentido, as palavras são veículos desses conceitos. Quem diz "mesa" referese a uma coisa que, em suas variações possíveis, possui um núcleo invariável que possibilita um "conceito de mesa" e a identificação das diversas mesas". (FERRAZ JUNIOR, p.12)
Neste sentido, Tercio Sampaio em sua obra traz a importância da diversidade da interpretação dos fatos, das palavras e a pluralidade da mais importante ferramenta social do homem, “A língua é vista como um sistema de signos, cuja relação com a realidade é estabelecida arbitrariamente pelos homens". Assim sendo, a língua é, portanto, uma convenção, uma única palavra pode ter diversos significados diferentes, como "Direito" poderá ser classificado como objeto de estudo, nome da ciência, conjunto de normas, direito objetivo, subjetivo, etc. Mas nenhuma dessas definições consegue explicar o que é o "direito em geral", mas se a definição de uma palavra se reporta a um uso comum da mesma, este tipo de definição somente será levado em conta se estivermos