Trabalho De Geografia
Assim que Cuba tornou-se independente em 1898, os Estados Unidos buscaram diversas maneiras de manter sua influência sobre a ilha e a Emenda Platt, foi um mecanismo que perpetuou a interferência deste país sobre Cuba. Esta emenda era um anexo incluído, em 1901, na nova constituição cubana que garantia aos Estados Unidos o direito de intervir política e militarmente em Cuba sempre que os interesses do primeiro estivessem ameaçados. A Emenda Platt submeteu Cuba ao domínio dos Estados Unidos até 1933, ano em que Fulgêncio Batista assumiu pela primeira vez o governo cubano.
Fulgêncio Batista ocupou o cargo político máximo em Cuba por três vezes; a primeira foi entre 1933 e 1940 em que foi nomeado pelo governo dos Estados Unidos; segunda entre 1940 e 1944 como presidente oficial do país; e a terceira e última, como ditador, de 1952 e 1959. Entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte no qual centralizou em sua figura as nomeações políticas, submeteu Cuba aos desejos e vontades dos Estados Unidos. Já em 1952, através de um golpe militar financiado pelos EUA, Fulgêncio voltou ao poder e instaurou um governo autoritário que restringiu liberdades, censurou a imprensa, perseguiu opositores e abriu ainda mais a economia cubana aos Estados Unidos.
Fulgêncio Batista
Cuba vivia então, sob forte influência econômica e política dos EUA, as indústrias de açúcar eram em sua maioria de empresários