Filosofia - Atividades
Questão 1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Resposta: O motivo foi tentar resolver os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos e para todos os tempos de uma maneira nova, fundamentando a verdade na razão.
Questão 2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Resposta:
Senso comum: É resolver algo através do pensamento, reflexão do que se deseja resolver.
Conceitos dos gregos: É um esforço para resolver um problema através do conhecimento, buscando um fundamento sólido, a razão presente na realidade, na natureza e no ser humano.
Questão 3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
Resposta: Ambas se baseiam na razão, porém a filosofia se caracteriza em conhecer o todo como tal, o estudo dos “porquês”, e a ciência moderna se caracteriza no estudo das partes, o estudo do “como” da realidade.
Atividade Aula 2
Leia o capítulo 2 da Unidade I de Chauí, Marilena. Convite à Filosofia (págs. 25 a 38) e responda às questões abaixo:
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
Resposta: Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A Filosofia surgiu com as transformações que os gregos impuseram aos conhecimentos. Ela nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, que é