Relat rio rea es com oxidos
AUGUSTO RAMOS MENDONÇA
ÉRICK LUIZ SACONN
JOÃO ANTONIO PADILHA
REAÇÕES COM ÓXIDOS
CRICIÚMA - 2014AUGUSTO RAMOS MENDONÇA
ÉRICK LUIZ SACONN
JOÃO ANTONIO PADILHA
REAÇÕES COM ÓXIDOS
Relatório de Prática Laboratorial l, apresentado a professora Débora De Pellegrin Campos, do Curso Técnico em Química da SATC.
CRICIÚMA – 2014
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Materiais.....................................................................................................7
Tabela 2 – Reagentes..................................................................................................7
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Aq - Aquoso
CaCO3 - Carbonato de cálcio
CaO – Cal
CO2 – dióxido de carbono g - Grama
H2CO3 – Ácido carbonico
H2O – Água
Mg – Magnésio
MgO – oxido de magnésio mL – Mililitro
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 6
3 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 7
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
6 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, sendo um desses elementos o oxigênio, sendo o mais eletro positivo.
Os óxidos podem ser classificados em três grupos, ácidos, básicos ou peróxidos. Ambos possuem grande inserção em nosso cotidiano mais revestidos de outros significados, como por exemplo, a cal, a ferrugem, o gás do refrigerante dentre outros.
Serão usados indicadores de pH para realização dos experimentos por ser um método mais simples que permite identificar e indicar a faixa de pH.
Realizaremos alguns experimentos envolvendo óxidos para análise de suas reações e para classificação do mesmo, assim como sua identificação.
2
Oxigênio é o elemento químico mais abundante na crosta terrestre. Quase metade de tudo o que há nela é oxigênio. No ar, nos oceanos, em nossos corpos, no universo, o oxigênio está presente em