Resumo Relações Sociais Serviço Social
Esboço de uma Interpretação Histórico - Metodológica.
Autores: Marilda Iamamoro e Raul de Carvalho. Este livro é o produto dos trabalhos dos respectivos autores, vinculados ao projeto de Investigação do Centro Latino Americano de Trabajo Social - CELATS, sobre uma análise do Serviço Social como profissão, no contexto histórico da sociedade capitalista no período de 1930 à 1960. O objetivo básico da investigação, foi efetuar uma análise da profissão no Brasil, inicialmente, explicitando as articulações entre a gestão e desenvolvimento da profissão do Serviço Social e a dinâmica dos processos econômicos, sociais e políticos do país.
O trabalho de pesquisa foi levado a efeito durante o ano de 1978 como parte do projeto mais amplo sobre a História do Serviço Social na América Latina.
Os autores citam que ninguém afirmou e nem pode afirmar, que movimento de reconceituação foi coeso e único ao nascer, nem em seu processo de crescimento. As tendências em seu interior sempre foram claramente perceptíveis, sendo que para Herman Kruz, elas são sete e para outro são cinco, e para muitos um número indefinido e variável.
O livro é o resultado da pesquisa acima mencionada. A análise desta pesquisa baseia-se no materialismo dialético de Karl Marx.
Karl Marx - político e filósofo socialista alemão (1818 -1883). Definiu a sua filosofia em "O Capital" (1867).
Segundo os autores, o Serviço Social surge como um dos mecanismos utilizados pelas classes dominantes, como meio de exercício de seu poder na sociedade, instrumento esse que deve modificar-se constantemente, em função das caracterísitcas diferenciadas da luta de classes e ou das formas como são percebidas as sequelas derivadas do aprofundamento do capitalismo.
Os dados trabalhados, neste livro, referem-se aos Estados do RJ e SP. Coube a Marilda redigir a primeira parte do livro e a Raul de Carvalho a análise histórica do Serviço Social no Brasil. A introdução e