Serviço social
As reflexões a seguir pretendem contribuir para a importância da formação profissional na defesa e consolidação do Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social. Para tanto, se faz necessário iniciar a discussão pela emergência e natureza da profissão, sua construção histórica, ou seja, o seu significado social e a culminação no projeto profissional do Serviço Social sustentador de valores e princípios que orientam a intervenção profissional.
A apreensão do significado social da profissão do Serviço Social na sociedade capitalista põe a necessidade de compreender o conjunto de condições e relações sociais na qual foi colocada sua necessidade e possibilidade como tal.
Nesse sentido, o Serviço Social emerge no cenário brasileiro como uma iniciativa de representantes da classe burguês-dominante, ligados ao poder da Igreja Católica ou do Estado, com o objetivo de garantir a manutenção do sistema capitalista.
Contudo, os profissionais de Serviço Social iniciam um processo de revisão do seu exercício profissional ao interagir, na realidade e dentro da própria categoria com outros projetos sociopolíticos.
O Serviço Social, a partir do processo de profissionalização e de sua intervenção na realidade entra em confronto e convive com ideologias distintas da capitalista. O Serviço Social constitui uma instituição que emerge e se desenvolve no interior da sociedade capitalista.
Constituída e desenvolvida na dinâmica das relações sociais estabelecidas nesta. Sendo uma particularidade da mesma, por isso não está fora desta dinâmica societária, uma vez que é realizada e materializada nesta e consequentemente influi e participam na reprodução e materialização histórica desta ordem societária, de acordo com as características das relações sociais desenvolvidas nesta sociedade, apresentadas em contextos sócio- histórico determinados.
Ao enfatizar a unidade entre ética, educação e política, o