Resumo sobre serviço social: a ilusão de servir.
DISCIPLINA SERVIÇO SOCIAL
Resumo sobre Serviço Social: A ilusão de servir.
Resumo sobre Serviço Social: A ilusão de servir – Capítulo I
Todas as palavras são portadoras de idéias, são plenas de significados, essa frase resume bem o desenvolvimento do capitalismo. O capitalismo é possuidor de três partes significativas na história sócio-econômica, quando compreendido historicamente.
A primeira vertente, o economista alemão Werner Sombart, considera que o capitalismo resume o espírito empreendedor e racional. Ele acredita que o capitalismo muda conforme o passar dos anos.
A segunda vertente descende historicamente da Escola Histórica Alemã. Essa teoria salienta o lado comercial do capitalismo. Segundo Karl Bücher e Gustav Von Schmoller, partidários da escola Histórica deixam claro em suas obras, que o capitalismo é um sistema que se resume a produção e consumo, ou seja tudo o que é produzido passa pela rota de consumo.
A terceira vertente fundada sob o pensamento de Karl Marx parte de novas idéias em que a essência do capitalismo não é mais buscada na moeda e o conceito ganha novo sentido. Marx considera o capital uma relação social e o capitalismo um determinado modo de produção, ele diz que o capitalismo não é somente troca de moeda, mas, é também a dominação do processo de produção pelo capital.
Descobrir como o capitalismo se iniciou não é tarefa fácil, assim para chegarmos ao resultado esperado é necessário voltar no tempo para tentar estabelecer uma relação entre o capitalismo e serviço social. Nas sociedades antigas e medievais, pesquisas históricas colheram significativas evidências de que essas sociedades já visavam ganhos, o que pode ser considerado transações de natureza capitalista.
Nos séculos XIV e XV o feudalismo já está em crise, em parte pela propagação das relações com a moeda e também pelo amadurecimento do sistema feudal. Com o crescimento do mercantilismo o sistema de trocas fica cada vez mais complicado,