Seminario Lixo
OU VAMOS DEIXÁ-LOS MORRER?
NÃO QUEREMOS MAIS VER ISTO OU QUEREMOS?
MAIS INOCENTES MORRENDO!
Resíduos Sólidos Recicláveis
A reciclagem é um processo vital para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida das pessoas, uma vez que propicia a redução da quantidade de recursos retirados da natureza e de resíduos produzidos, além de constituir fonte de renda para muitos trabalhadores.
Dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNSB, 2008) revelam que cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidas no Brasil por dia. Segundo dados do MMA, de 30% a 37% desse lixo são resíduos secos, que poderiam ser reaproveitados e reciclados como insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o desperdício pela falta de reciclagem no Brasil gira em torno de R$ 8 bilhões por ano. No âmbito do PPCS, o objetivo é alcançar um aumento da reciclagem para 20% até 2015, por meio da criação de mercado para recicláveis e estímulo ao desenvolvimento de estudos e instrumentos de desoneração da cadeia para produtos que contenham materiais reciclados na sua composição, além de ações de educação ambiental e sensibilização.
http://www.conferenciameioambiente.gov.br/ppcs/reciclagem-de-residuos-solidos/
Materiais RecicláveiS
Plásticos
Metais
Vidros
Papeis
Copos e Pratos
Tampinhas de Garrafas
Garrafas
Jornais
Formulários de Computador
Garrafas Pet
Latas
Potes de Conserva
Revistas
Cartazes Velhos
Sacos e Sacolas
Enlatados
Embalagens
Lista Telefônica
Aparas de Papel
Embalagens Pet (óleo, vinagre, sucos etc...)
Panelas sem Cabos
Frascos de Remédios
Papel Sulfite