Resenha da obra law and economic
RESENHA
Segundo Armando Castelar, as relações entre juristas e economistas sempre foram dificeis, e segundo o mesmo esse embate cresceu na década de 80 com os planos econômicos e com a Constituição de 1988 que deu ao Poder Judiciário novas fronteiras trazendo consigo enormes contas públicas sem contrapartida de crescimento.
Independente da origem dos problemas, Castelar acredita que importante aproximar as duas áreas e que é necessário ampliar as fronteiras e entende também a dificuldade que existe na comunicação de ambas e o quanto isso prejudica no entendimento do direito e do crescimento economico.
Ao longo da História, o advogado fora visto como uma espécie de chato necessário, e mesmo que pudesse ter razão em situações mais extremadas, seu papel na comunidade empresarial não era considerado como construtivo, como afirma o autor. Contudo a sociedade está em constante mutação e não seria diferente para eles , pois seu papel mudou radicalmente , deixando sobretudo a imagem de formalizador de decisões ex-ante e passando a ter valor fundamental na vida dos acionistas evitando que os mesmos possam colocar em xeque o negócio em si.
Dentro desse contexto o " Poder Judiciário se tornou uma alternativa ainda mais distante para a solucão de conflitos. As empresas vislumbram o Poder Judiciário como uma alternativa pouco eficiente dotada de uma relação custo-benefício desequilibrada" PINHEIRO (p.7) Pelo fato da morosidade e do alto preço que se paga.
E é diante dessas dificuldades que a Law & Economics nasce como resposta para as novas mudanças e como ponte de aproximação entre as duas áreas Pois é inquestionável a importância que uma ciência tem para a outra. Afinal, o direito sem dúvida é de extrema importância para o crescimento econômico, tal como a economia é importante para o direito.
Segundo Stigler, que o próprio autor cita no texto existem três