Resenha A History of Western Thought
Nome: João Carlos Neves Vasconcelos
Matrícula: 11121RIT029
Texto: A History of Western Thought Kant “The Copernican revolution” in philosophy
Modernization and Science
O texto faz referencia as transformações do período entre os séculos XVI e XVII na Europa. A Grã-Bretanha tinha enorme influencia política e econômica através de suas fortes instituições liberais. Já a França era radicalmente criticada pelo seu caráter absolutista a ponto de gerar grandes questionamentos no âmbito nacional e internacional. Com fracas instituições politicas a França decidiu importar a ideia política da Grã-Bretanha por meio do novo liberalismo e a nova ciência. A racionalização do conhecimento foi marcada nesse período com ápice no século XVIII baseado nas ideias de Locke e Newton.
“The idea of a natural law that was above the king, and that ascribed certain inviolable rights to the individual, served stability and social conservatism” Esse trecho retrata a influência das ideias liberais na França. A construção de leis naturais que deliberam direitos e deveres aos homens. Mais tarde isso traria a formação da ideia universal dos direitos humanos. De certa forma, isso indicava estabilidade social e repúdio aos poderes ilimitados do rei.
“Moreover, natural science (Newton) was opposed to religion and the power of the priests” Isso indicava a influência das leis naturais de newton sobre qualquer forma de poder divino ou religioso. A nova ciência revolucionou o modo de pensamento na europa, fatos que eram explicados através do divino passou a ter uma explicação racional e lógica.
Através do que foi dito, podemos citar os seguintes pontos: A razão é possuída por todos. As leis naturais assegura os direitos individuais. A teoria moral da racionalização do próprio interesse afirma que devemos buscar individualmente o melhor. Sociologicamente, deverá ter harmonia dos próprios interesses: todos devem lutar pelos seus interesses e contribuir para o bem-estar de todos. O estado ideal