Resenha sandel, michael j.
1) DADOS SOBRE A OBRA E O AUTOR SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. O autor é um renomado professor da Universidade Harvard onde ele ensina Filosofia Política desde 1980. Seus cursos incluem “Ethics, Biotecnology, and the Future of Human Nature”, “Ethics, Economics, and Law”, “Globalization and its Critics” e o curso “Justice”, no qual a obra em resenha é baseado. Este é o primeiro curso da universidade disponibilizado gratuitamente na internet. Sandel foi reconhecido pela Associação Americana de Ciência Política em 2008 por sua carreira de excelência no ensino e a revista China Newsweek o nomeou a figura internacional mais influente do ano na China. Ele também atua como professor visitante na Universidade Sorbonne, em Paris, como Presidente do Conselho de Bioética, nos Estados Unidos, e como membro na Academia Americana de Artes e Ciências e no Conselho de Relações Exteriores, também nos Estados Unidos. Além da presente obra o autor também escreveu o livro “O que o dinheiro não compra” publicado em 2012 pela editora Civilização Brasileira, que trata das escolhas diárias das pessoas que vivem no mundo capitalista.
2) RESUMO O autor nesta obra apresenta várias concepções de justiça de diferentes filósofos sempre buscando problematizá-las com casos concretos para mostrar a aplicação dessas idéias, no intuito de se descobrir o que é fazer a coisa certa em cada situação.
Sandel identifica três maneiras de pensar a justiça na distribuição de bens em uma sociedade: através do bem-estar, da liberdade e da virtude. No sentido de bem-estar o autor apresenta a ideia desenvolvida por Jeremy Bentham, para quem justo é o que traz maior felicidade para a comunidade, chamada de utilitarismo. No sentido de justiça como liberdade o autor discute as idéias de John Stuart Mill e da filosofia libertária. No mesmo sentido de justiça como liberdade, mas com uma visão muito