Urbanização
Entre outros motivos, mais um dos principais fatores que definiu, o nível de desenvolvimento dos países que temos atualmente é o fato de como foi o processo de colonização destas nações, as grandes potencias que temos hoje não foram, enquanto colônias, fortemente explorados. O processo de industrialização, foi um forte fator que também colaborou para o processo de industrialização, às transformações provocadas na cidade pela indústria, como à geração de oportunidades de empregos, salários que dava para sobreviver de alguma forma. Essas condições surgiram primeiramente nos países de industrialização antiga, os países desenvolvidos. Nesses países, além das transformações urbanas, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história, foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
A urbanização dos países desenvolvidos foi alem de tudo gradativa. As cidades passaram por um lento processo de estruturação. Foram aplicadas melhorias na infra-estrutura urbana, moradia, água, esgoto, luz e entre outras. Com o avanço da industrialização eram constantes os aumentos de empregos. Assim, os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como nos países subdesenvolvidos. Além disso, pelo fato de gradativamente haver um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente. Como resultado, há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades.
Urbanização em Países Sub-Desenvolvidos e os problemas urbanos.
Fortemente explorados pelas suas metrópoles, com um processo de independência tardio, estes países começaram seu processo industrial tardiamente, sendo exportadores de matéria prima e agricultura, tendo um baixo nível de industrialização. Estão ligados fundamentalmente às péssimas