Resenha Da Disserta Ao
Para atender as necessidades de um mercado cada vez mais concorrido e exigente, as empresas tem adotado estratégias que resultam em um aumento de produtividade, melhoria da qualidade e redução dos custos a níveis competitivo.
Uma dessas estratégias é a filosofia Just In Time (JIT), que é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento continuo dos processos de produção, no que se referem a alguns fatores como velocidade, qualidade, flexibilidade entre outros.
Diante dessa abordagem, foi realizado um estudo de caso no Shopping do cidadão de São Luís – MA (SHOPCID), com intuito de identificar os fatores restritivos e facilitadores para a adoção da filosofia JIT na prestação de serviços.
Desse modo foi dada ênfase a variáveis concernentes à infra- estrutura, velocidade de resposta aos clientes, confiabilidade, qualidade dos serviços, tempo de espera e movimentação.
O estudo se caracterizou pelo levantamento bibliográfico, que permitiram a identificação de todos os documentos referente a pesquisa; a elaboração de questionário, pois possibilitou medir com maior exatidão os objetivos gerais e específicos da pesquisa; e as oficinas pedagógicas, que durante o estudo foi identificado uma grande dificuldade dos funcionários, devido ao não conhecimento dos diversos conceitos dos métodos/ferramentas da filosofia Jist-in-time. As oficinas facilitaram o entendimento, cujo os resultados contribuíram de maneira qualitativa para a pesquisa, uniformizando os conceitos da filosofia JIT entre os participantes.
O questionário foi aplicado em uma amostra representativa de 49 (quarenta e nove) funcionários escolhidos aleatoriamente nos diversos boxes de atendimento. Após a coleta dos dados, os mesmos foram submetidos a uma análise crítica, observando falhas,