Tipos De Trabalhos Cient Ficos
Frequentemente na sua vida acadêmica você irá se defrontar com situações na qual deverá fazer o resumo de um texto importante, tecer comentários críticos sobre livros ou artigos científicos, fazer o fichamento de leituras, ou até mesmo produzir um paper ou artigo científico para apresentar em um congresso ou revistas especializadas, ou ainda elaborar uma monografia. Em cada uma dessas situações há que considerar aspectos específicos com relação às recomendações metodológicas, para que você tenha êxito na desafiadora atitude de publicar suas produções.
É usual os professores universitários solicitarem a seus alunos um “trabalho científico”, sem especificarem, muitas vezes, o que realmente pretendem.
Costuma-se incluir como “trabalho científico” diferentes tipos de trabalhos: resumos, resenhas, ensaios, artigos, projetos de pesquisa, relatórios de pesquisa, monografias, dissertações e teses, desenvolvidos e apresentados em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.
O adjetivo “científico” é atribuído genericamente a estes tipos de trabalhos, confundindo-se muitas vezes a cientificidade com o cumprimento das normas e padrões de sua estrutura e apresentação. Convém lembrar que a cientificidade não tem nada a ver com estas normas e padrões, que são produto ou de normalização oficial, ou de padrões que o uso acabou transformando em convenções universalmente aceitas. Tanto uma, quanto a outra, no entanto, restringem-se apenas à estrutura e à forma de sua apresentação, tendo em vista comunicar os processos e os resultados da pesquisa a um público-alvo ou a determinado destinatário.
Em vista disso, vamos conhecer as diferenças e características de cada tipo de trabalho científico necessário para a formação acadêmica:
1
Resumo
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (1990,p.1), resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Visa fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir