Desnutri O
A desnutrição é uma doença causada pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a desnutrição pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau.
Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada.
• Desnutrição de terceiro grau na África
Sintomas em adultos:
Sintomas em crianças:
● Perca de 5 a 10% do peso corporal entre 3 e
6 meses;
● Cansaço de falta de energia; ● Demora em se recuperar de infecções;
● Demora na cicatrização de feridas;
● Falta de concentração; ● Depressão;
●Incapacidade de crescer dentro da taxa esperada; ●Mudanças de comportamento tais como irritação ou ansiedade; ●Mudanças no cabelo e cor da pele;
A desnutrição é mais comum em crianças com famílias de baixa renda e além disso também contribui se a criança tiver condições sanitárias precárias.
As religiões também influenciam o consumo de alguns alimentos. Isso porque dependendo da religião pode ter alimentos que são proibidos de serem consumidos.
Entre as causas primárias estão comer pouco ou comer “mal”. Ou seja, ter uma alimentação em quantidade ou qualidade insuficiente em calorias e nutrientes.
Já entres as causas secundárias há a ingestão insuficiente de alimentos por fatores externos, que podem estar demandando um gasto energético maior do corpo, ou impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se alimentar corretamente. Alguns exemplos são a presença de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.
Uma dieta equilibrada e saudável ajuda na prevenção da desnutrição assim como ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais. Proteínas magras também ajudam no combate à desnutrição, porém, alimentos e bebidas ricos em gordura ou